Na cozinha Viajante Jeans

Acho que vou começar a postar sobre algumas comidinhas fáceis de fazer, ás vezes a gente necessita disto né? Hoje vou ensinar a fazer Cupcakes , rola?!

CupCake É um bolo pequenininho que normalmente serve apenas uma pessoa e vem em uma forminha de papel. Eles podem ser de chocolate ou de qualquer outro sabor que você inventar. E a melhor parte eles podem ser confeitados de mil e uma formas. O nome “cupcake” surgiu pois é um bolinho que cabe em uma xícara de chá (pelo ta escrito no Wikipedia né). Os gringos adoram usá-los em aniversários, casamentos ou qualquer comemoraçãozinha. No Brasil a moda pegou há um certo tempo e tá cada vez mais forte.

Os ingredientes são super simples: manteiga, açúcar, ovos e farinha (oras, é um mini-bolo!), mas como eu já disse o tchan é a forma em que ele é enfeitado.

Receita básica de cupcake – 1 1/2 xícara de açúcar , 300g de manteiga amolecida , 3 ovos , 2 xícaras de farinha de trigo , 1 xícara de leite , 10 gotas de extrato de baunilha , 1 colher de chá de sal.

Para enfeitar – Chocolate em pó (não use achocolatado, tem açúcar e menos cacau) , Chocolate granulado , Coco ralado e 1/2 xícara de leite de coco (ao invés do leite comum) , Ameixas secas picadas , Cerejas secas picadas ou inteiras , Passas de uvas , Suco e raspas de 1 limão grande.

Modo de fazer

Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.

Prepare a forma (Clique Aqui) : Unte uma forma especial para cupcakes com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a forma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue este excesso fora. Se preferir pode usar forminhas de papel especiais para cupcake (elas tem o fundo maior) dentro da forma de metal ou silicone. Facilita para desenformar e lavar. Polvilhe um pouco de farinha de trigo ou chocolate em pó sobre as forminhas de papel para soltarem dos bolinhos mais facilmente. Prepare a massa: Bata na batedeira, em velocidade média, a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, depois acrescente os ovos um a um sempre batendo. Junte o extrato de baunilha e bata mais um pouco. Depois acrescente a farinha de trigo e bata até ficar bem misturado, depois junte o leite e bata até ficar bem homogênio. Por último, para evitar que pequena bolinhas fiquem inteiras, peneire juntos o sal, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio com um coador pequeno. Para fazer sabores variados será necessário misturar 1/2 xícara de cada ingrediente para cada receita básica de cupcake. Se quiser, pode acrescentar o chocolate em pó junto com as frutas secas. O chocolate granulado produzirá um efeito de formigueiro. Para o cupcake de coco, deve-se substituir o leite comum da receita básica pelo leite de coco. Ao usar frutas secas para cupcakes, reserve algumas para decorar. Para o cupcake de limão, use as medidas sugeridas acima. Ao juntar os ingredientes, desligue a batedeira e misture com uma colher ou batedor de claras.

Asse os cupcakes:

Encha a forma previamente untada ou as forminhas de papel um pouco acima da metade. Tome cuidado para não encher demais, pois os cupcakes irão crescer quando assar. Ponha no fôrno já pré-aquecido até dourar. O tempo para assar é de +/- 15 a 20 minutos dependendo do fôrno. Depois de prontos, espere esfriar um pouco para desenformá-los. Se assá-los nas forminhas de papel, basta apenas retirá-los. Verifique se os cupcakes estão bem assados com um palito. Espete-o no meio do bolinho, se sair limpo está pronto, se ainda tiver algum vestígio de massa crua, deixe assar por mais alguns minutos. Evite ficar abrindo o fôrno enquanto os cupcakes estão assando. Isso pode solá-los, ou seja, não crescem direito e ficam com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o fôrno antes de 10 minutos.

Criatividade mil…

O mais legal é que você pode soltar a imaginação e criar mil e um recheios, cobertiras e confeitos! Quando mais chamativo e colorido melhor. Para rechear estes cupcakes, você pode cortar uma tampinha do bolinho, rechear com geléia de framboesa e colocar a tampinha de volta. Depois de recheados é a hora de confeitar. Da pra confeitar com chantilly, marshmallow, glacê real, chocolate ou qualquer outro tipo de cobertura. Depois de confeitar você pode usar confeitos coloridos, pastilhas de açucar, frutas…

RENDIMENTO: 30 a 35 unidades.

A minha sorte é que aqui na minha cidade, tem a massa do cupcake pronto, ou seja , só a parte de baixo e sem o recheio. Aqui dão o nome de “Bolinho de cueca” justamente por causa da sacolinha que fica embaixo. Custa 25 centavos, aí eu acabo gastantando só com a cobertura mesmo. Não esqueçam de comprar a saia .

Caso sua mãe barre você, peça ajuda a ela, ou caso contrário … faça escondido quando ela não estiver! hahahha.

@mariaaluska

0 Responses to “Na cozinha Viajante Jeans”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Verdade Feminina

A arte de saber a hora de se apegar e a hora de deixar

"Paraibana, modelo, detesta o meio termo. Pra mim só existe o sim, ou o não; O preto ou o branco. Odeio quem fica em cima do muro, ou ter que ficar em cima dele."

welcome

  • 550.541 acessos diários

" se tudo que quiséssemos acontecesse de uma hora para outra. Teriamos respostas para todas nossas perguntas e dúvidas, saberiamos o verdadeiro significado do amor e porque o céu é azul! "

Sabe quando você sente que precisa escrever mas não escreve porque tem medo de sentir?

Procurando

Algumas pessoas nunca precisei chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim.

@viajantejeans

Contato ,dicas & criticas

jeansviajante@hotmail.com

%d blogueiros gostam disto: